Na aula em que trabalhamos Murray Schafer, deu-se uma feliz coincidência, a questão da escrita alternativa à escrita tradicional. De facto, tal como Schafer, para quem, a notação musical é algo de complicado e para dominá-lo são necessários anos de treino, Sérgio Aschero acredita que a notação musical é um complexo sistema de codificação gráfica, totalmente, exterior aos símbolos da vida quotidiana.
Assim, Sérgio Aschero, confrontado com a impossibilidade de ensinar música a uma tribo do interior do seu país natal, Argentina, após anos de investigação chega a este sistema, a numerofonia.
Trata-se de um método alternativo de notação musical, que se baseia numa conjugação de cores, formas e números e é apresentado como alternativa acessível a todas as pessoas, a partir dos 3 anos de idade. O objectivo do seu fundador consistia em, melhorando da relação entre a música e os cidadãos, democratizar a literacia musical, uma vez que devido à sua complexidade, o sistema tradicional era apenas acessível a 5% da população.
Após anos de investigação, chegou a uma ligação entre a imagem e o som seguindo as seguintes relações:
FORMA – duração (perímetro de figuras geométricas e números inteiros ou fraccionários)
COR – altura (cor interna das figuras geométricas e números inteiros ou fraccionários)
TAMANHO – intensidade (longitude de figuras geométricas e números inteiros ou fraccionários)
VOLUME – timbre (forma, cor e tamanho em outra dimensão da escrita = corpo)
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