domingo, 8 de julho de 2012

Sérgio Aschero



Na aula em que trabalhamos Murray Schafer, deu-se uma feliz coincidência, a questão da escrita alternativa à escrita tradicional. De facto, tal como Schafer, para quem, a notação musical é algo de complicado e para dominá-lo são necessários anos de treino, Sérgio Aschero acredita que a notação musical é um complexo sistema de codificação gráfica, totalmente, exterior aos símbolos da vida quotidiana. Assim, Sérgio Aschero, confrontado com a impossibilidade de ensinar música a uma tribo do interior do seu país natal, Argentina, após anos de investigação chega a este sistema, a numerofonia. Trata-se de um método alternativo de notação musical, que se baseia numa conjugação de cores, formas e números e é apresentado como alternativa acessível a todas as pessoas, a partir dos 3 anos de idade. O objectivo do seu fundador consistia em, melhorando da relação entre a música e os cidadãos, democratizar a literacia musical, uma vez que devido à sua complexidade, o sistema tradicional era apenas acessível a 5% da população.

Após anos de investigação, chegou a uma ligação entre a imagem e o som seguindo as seguintes relações:

FORMA – duração (perímetro de figuras geométricas e números inteiros ou fraccionários)
COR – altura (cor interna das figuras geométricas e números inteiros ou fraccionários)
TAMANHO – intensidade (longitude de figuras geométricas e números inteiros ou fraccionários)
VOLUME – timbre (forma, cor e tamanho em outra dimensão da escrita = corpo)

Em anexo (anexo 1) (anexo 2), podemos encontrar um exemplo de partitura em escrita numerofónica geométrica e em escrita numerofónica numérica, da suite nº 1 em sol maior, para solo de violoncelo de Johann Sebastian Bach.

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